domingo, 27 de novembro de 2011

Prata, delicada como a Lua...

A prata é um metal muito delicado e sensível, necessitando assim de cuidados especiais para uma melhor conservação.

A sua oxidação é normal já que na confecção da jóia a prata recebe a adição de outros metais para que possa endurecer e ser trabalhada. Essa oxidação (escurecimento) é apenas superficial e não altera na qualidade da jóia. A oxidação atinge peças em uso e as guardadas.

Para que suas jóias em prata fiquem claras e brilhantes por mais tempo, guarde-as em lugar seco e escuro. Pode usar saquinhos plásticos (tipo zip), caixinhas individuais ou em saquinhos de veludo.

Uma informação muito importante de saber é que o uso de alguns produtos que contém certas substâncias químicas que ajudam a escurecer as jóias em prata, alguns deles são: água sanitária (cândida), água oxigenada, cola luva de borracha, alguns medicamentos, pomadas, cremes, perfumes, etc., e até alguns alimentos como o ovo, cebola, maionese entre outros.

NÃO use jóias no mar, pois o ambiente marinho é altamente oxidante, e a areia presente na água também pode riscar sua jóia e se a jóia tiver alguma pedra o problema fica maior a pedra pode riscar e o restauro de uma jóia pode sair bem caro. Essa recomendação vale também para banhos de piscina.

A umidade do ar, nosso suor podem escurecer a prata também.
Portanto use suas jóias e guarde-as com o cuidado que elas merecem, afinal de contas são “jóias”.

Para fazer a limpeza das suas jóias de prata JAMAIS use esponjas de aço ou abrasivos nas peças, elas riscam e danificam sua peça. O ideal é fazer uso de uma flanela bem macia pode ser a flanela comum ou a “flanela mágica” que é vendida em lojas especializadas. Existe também um líquido próprio, de cor azul, esse líquido é uma ótima alternativa.

Tome alguns cuidados ao usar esse líquido:
- agite bem o “frasquinho” e coloque o conteúdo em um recipiente de vidro tipo copo de cozinha mesmo (depois use esse copo somente para esse fim), - coloque a jóia de prata de molho neste líquido por alguns minutos, - enxágüe em água filtrada (sem cloro) e lave com detergente de coco e uma escova de dente bem macia, - enxágüe novamente em água filtrada e seque em pano macio ou papel toalha.

Os gases e o suor fazem a prata escurecer, algumas pessoas suam mais e estão mais expostas a gases do ambiente que reagem com o metal.
Por que jóias de prata escurecem quando usadas por algumas pessoas e não por outras?

O problema está em alguns gases. A jóia escurece porque se forma sobre ela uma camada de sulfeto de prata, que tem cor escura. Ele aparece devido à reação da prata com compostos de enxofre existentes no ambiente, geralmente gases. Um desses compostos é o gás sulfídrico que aparece quando há algo em putrefação. O dióxido de enxofre, originado da queima da gasolina pelos carros, também provoca a reação.
O suor é outra substância que ajuda a prata escurecer, explica o químico Atílio Vanin, da Universidade de São Paulo. Ele é composto basicamente de água e sais minerais dissolvidos. Os sais, principalmente cloreto de sódio, ajudam a superfície da jóia a se misturar com o gás sulfídrico ou com o dióxido de enxofre, facilitando a reação formadora da camada escura.

Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário